A Parques de Sintra propõe inúmeras atividades para o mês de dezembro, mês do início do inverno e também do Natal. Nos dias 12 e 13 de dezembro de 2014, três atividades do projeto “Parques de Sintra Acolhem Melhor” permitirão a fruição do património a cegos ou amblíopes, surdos e pessoas com mobilidade condicionada: Jardins de Monserrate Sem Barreiras, Património em Gestos e Sentir o Património, todos no Parque de Monserrate.

O Workshop de Sabonetes Naturais, que terá lugar na Quintinha de Monserrate, no dia 13 de dezembro, permitirá aos participantes aprenderem a fazer sabonetes totalmente vegetais, usando plantas aromáticas e medicinais e especiarias.

Natal_tempo_de_fazer_partilhar_e_saborear-Susana_Morais
Natal tempo de fazer, partilhar e saborear- Foto Susana Morais ©

E como o Natal faz as delícias das crianças, nos dias 14 e 21 de dezembro, há duas atividades a pensar especialmente nos mais pequenos. Na atividade Natal é tempo de… Fazer, Partilhar e Saborear, na Quintinha de Monserrate, os participantes fazem Bolo-Rei e Bolo-Rainha (e mais tarde saboreiam-nos), enfeitam a árvore de Natal, decoram as botinhas para pendurar na chaminé e ouvem uma estória de Natal à lareira.

Concerto_para_Bebes_Manha_de_Natal_PSML_Susana_Morais
Concerto para Bebés – Foto Susana Morais ©

Na atividade Concerto para Bebés: Manhã de Natal, que terá lugar no Palácio de Monserrate, a magia e o encanto do Natal fazem-se sentir num espetáculo musical interativo que estimula o sentido melódico e rítmico dos participantes e promove a interação lúdico-musical entre pais e filhos.

No dia 20 de dezembro realiza-se mais uma Sessão de Horticultura Biológica de outono/inverno, na Quintinha de Monserrate, dedicada à fertilização orgânica.
Os passeios a cavalo e de pónei, ou de charrete no Parque da Pena, e o Sintra Canopy Slide, na encosta do Castelo dos Mouros, mantêm-se, estando a sua realização apenas dependente das condições meteorológicas.

Para quem prefere exposições, é possível visitar a exposição 180 anos da morte de D. Pedro IV, no Palácio de Queluz, a exposição “Vitrais e Vidros: Um Gosto de D. Fernando II”, no Palácio da Pena, e a “Melhores Imagens do BIO+Sintra”, no espaço Info Parques de Sintra e no Palácio de Monserrate. É ainda possível assistir ao documentário “A Sinfonia”, no espaço Info Parques de Sintra.

Poderão obter maiores informações sobre como participar bem como preçário em:

www.parquesdesintra.pt

 – www.facebook.com/parquesdesintra