Castelo de Balmoral - Escócia

A Escócia também abriga pelos castelos, um deles é o Castelo de Balmoral, também conhecido como Royal Deeside que fica em uma área escocesa chamada de Aberdeenshire. É um dos mais belos e famosos castelos de todo o país, já que serve como residência de verão da Família Real Britânica. O Castelo de Balmoral na verdade foi comprado pelo Príncipe Alberto, que era marido da Rainha Victoria. A propriedade passou de geração em geração e hoje tem mais de 260 quilômetros quadrados, com 50 funcionários que trabalham o dia todo mais 100 que trabalham em periodo sazional ou a part-time. Só por esses dados você pode ter ideia da grandiosidade do Castelo de Balmoral.

Castelo de Balmoral - Escócia
Castelo de Balmoral - Escócia

O monumento começou a ser erguido em 1390 por Sir William Drummond. A propriedade onde hoje fica o Castelo de Balmoral pertencia até então ao rei Roberto II da Escócia que morreu em 1390; ele mantinha um verdadeiro pavilhão para caça no local. O Castelo de Balmoral ainda serviu de palco para a coroação do rei Jorge IV, do Reino Unido em 1822.

A história do Castelo de Balmoral como sendo residência da família real Britânica começa em 1848, quando a Rainha Vitória comprou a propriedade de Sir Robert Gordon por 30 mil libras. Na verdade, após a compra do castelo pela família real, ele foi totalmente ampliado e reformado para satisfazer os desejos de uma ampla e confortável casa de verão para a família real.

Balmoral
Balmoral

Hoje em dia, com todas as reformas e ampliações, o Castelo de Balmoral está avaliado em 160 milhões de libras. A propriedade, assim como a Sandringham House é uma propriedade privada e não tem relação nenhuma com o reino. Chegou-se a cogitar que o Castelo de Balmoral na verdade seria o refugio da família real em caso de uma guerra nuclear.

O Castelo de Balmoral possui enormes jardins e animais que são cuidados pelos 50 funcionários fixos do local. Os temporários ou que trabalham meio período só são usados quando a família real está na propriedade para poder servi-los.

Em 1997 o Castelo de Balmoral esteve em evidencia, já que foi aqui que a família real estava quando recebeu a noticia de que a Princesa Diana havia sofrido um acidente de carro em um túnel de Paris e veio a falecer. Na época a Rainha foi muito criticada pela opinião pública, já que ela decidiu ficar no Castelo de Balmoral e não voltar para Londres, muito menos se pronunciar sobre a morte da Princesa do Povo como era chamada Diana

Foram esses fatos que provocaram o filme The Queen, exibido em 2006. Nele é possível ver os detalhes internos e externos do Castelo de Balmoral e da propriedade onde ele fica localizado, além de contar a repercussão da morte da Princesa Diana.

Site Oficial: Castelo Balmoral