No próximo dia 31 de Março de 2012, depois de umas obras de manutenção e restauro, a Casa-Museu do Zoo Santo Inácio, reabrirá as portas ao público. Na encosta do Douro em Avintes, em 1702, ergueu-se esta relíquia portuense, na outrora “Quinta de Fiães”, a fim de servir como residência de Verão a uma prestigiada família burguesa ligada ao comércio de Vinho do Porto, os Van-Zeller.

Após três séculos em que a Casa foi palco de vários acontecimentos históricos, como as invasões napoleónicas, e de vivências de sucessivas gerações que a habitaram, a família abriu as portas ao público para que se possa conhecer este monumento histórico inestimável e desfrutar de um dia diferente e especial.

A visita a este universo de relíquias é inspiradora e estimula o nosso imaginário. A Casa desvenda-nos a vida da época e da região e os seus objetos do dia-a-dia evocam-nos um inesperado regresso aos modos de vida do passado portuense retratado do séc. XIX.

O amor e dedicação que a família van-Zeller sempre nutriu pela Natureza e sua preservação encontra-se bem patente no bosque e em todos os jardins, sendo possível apreciarmos a paleta de cores e o perfume dos jardins românticos e formais e desfrutarmos do ar puro e da tranquilidade.

Hoje a outrora “Quinta de Fiães” é agora o Zoo Santo Inácio e desde o ano de 2000 que o público pode conhecer variadíssimas espécies de animais envoltas por uma flora abundante. Especialmente neste dia, o ambiente na Casa-Museu será vivido como no século XIX, através de cenas recriadas e mais algumas surpresas reservadas para o público que visitar o Zoo Santo Inácio. Deixe-se levar pela música que paira no ar e assista ao vivo a alguns costumes e tradições desta época.

Rua 5 de Outubro, nº 4503, 4430-809, Avintes, Vila Nova de Gaia
Tel.: 227878500/13
Fax: 227878517

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:
De Terça-feira a Sábado
10h00 às 13h00 / 14h00 às 17h30
Dias de Encerramento: Segundas, Domingos e Feriados

DURAÇÃO DAS VISITAS GUIADAS: Cerca de 30 min.
PREÇÁRIO 2012: Jovens/Seniores – €1.25 – Adultos – €2.50

Fonte: Zoo Santo Inácio