Será realizado em Trujillo, norte do Perú, de 13 a 15 de fevereiro de 2014, o campeonato mundial Huachaco Longboard Pro 2014. O 5º Campeonato Mundial de Longboard ASP (Association of Surfing Professionals) Huanchaco Longboard Pro Perú 2014,  conta com o apoio da PROMPERÚ, e vai reunir cerca de 60 participantes do Brasil, Argentina, Venezuela, Equador, Havaí, Estados Unidos, Reino Unido e França.

O evento tem como objetivo mostrar o país como paraíso para os surfistas, devendo ser acompanhado por pelo menos 180 mil amantes do esporte nas Américas e Europa. Segundo a ASP, essa é a audiência do programa Perú Surf e das páginas www.aspsouthamerica.com e www.olasperu.com, que transmitirão o campeonato ao vivo desde Huanchaco – histórico balneário nos arredores de Trujillo, um dos berços dos primeiros praticantes do surf.

surf-no-peru

melhores-praias-peru-para-surf

Em 2012, somente pelo Aeroporto Internacional Jorge Chávez (Lima), 19.124 visitantes estrangeiros provenientes dos Estados Unidos, França, Austrália, Brasil, Chile e Argentina, desembarcaram no Perú tendo a prática do surf como principal motivação.

O litoral do Perú produz ondas grandes, pequenas, tubulares, curtas, compridas, tornando-o muito atrativo, consolidando-se assim como um dos destinos preferidos para os amantes do surf.

Fonte: Grupo Máquina PR