Caminhos Marianos e de Santiago de Compostela

Há tempos falamos aqui no Bigviagem sobre o crescimento do turismo religioso não só em Portugal mas também em outros países. Esta semana foi apresentado no Porto “Os caminhos Marianos e de Santiago de Compostela”,  resultado de uma parceria entre o Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja (SNBCI) e o Turismo de Portugal.

São Tiago de Compostela
São Tiago de Compostela

Os roteiros turísticos “Os caminhos Marianos e de Santiago de Compostela” disponibilizam 150 lugares de culto em Portugal e informações sobre procissões, festividades e tradições. O Santuário de Fátima recebe cerca de 3,5 milhões de peregrinos por ano, e  os Caminhos Portugueses para Santiago de Compostela são os segundos mais percorridos, a seguir ao caminho francês.

Caminhos Marianos e de Santiago de Compostela em roteiros turísticos
Imagem Site Oficial Bens Culturais ©

O objectivo destes roteiros é consolidar e potenciar Portugal como destino religioso e disponibilizar ferramentas de interpretação do património. Em simultâneo foi lançado o “Guia de Boas Práticas de Interpretação do Património Religioso”, destinado aos profissionais do turismo que dá a conhecer toda a envolvência do tema turismo religioso em Portugal no que diz respeito a igrejas, templos, santuários, capelas, conventos, mosteiros, símbolos e objectos ao culto.

Saiba mais em: – Bens Culturais

Fonte: Ionline