Quem aprecia caminhar certamente já ouviu falar dos lindos caminhos da Estrada Real no Brasil, percursos tão famosos quanto os que levam peregrinos à Santiago de Compostela. Os Caminhos da Estrada Real surgiram em meados do século XVIII, criados pela Coroa Portuguesa com o objetivo de evitar que o ouro, o diamante e as demais pedras preciosas escoassem por caminhos incertos; por isso o nome de Estrada Real.

No início o caminho ligava somente a cidade de Paraty a antiga Villa Rica, hoje Ouro Preto. Porém a Coroa Portuguesa percebeu a necessidade de um trajeto mais seguro e rápido ao porto do Rio de Janeiro, surgindo então o caminho novo, posteriormente surgiram outras trilhas para exploração dos diamantes – o belo Caminho dos Diamantes.

Hoje a Estrada Real, eixo principal do Ciclo do Ouro e com 1600 km de extensão (Em são Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais) proporciona ao turista história, cultura, paisagens exuberantes, cidadelas lindas, e muito mais.

Estrada Real
Estrada Real

O viajante pode escolher um dos 4 caminhos da Estrada Real e pode faze-lo caminhando, de bicicleta, a cavalo ou num veículo 4×4:

* Caminho Velho: Liga Ouro Preto a Paraty – 680 km
* Caminho Novo: Liga Ouro Preto a Porto Estrela – 500 km
* Caminho dos Diamantes: Liga Diamantina a Ouro Preto – 390 km
* Caminho do Sabarabuçu: Liga Cocais a Glaura – 160 km

Qualquer um dos caminhos escolhidos para serem percorridos possuem sinalização. Os marcos da Estrada Real estão situados no eixo principal do destino e estão presentes sempre que há pontos de bifurcação ou em locais que geram dúvida para o viajante sobre o caminho a ser seguido. Os marcos são construídos em concreto. Em todos eles há o traçado da Estrada Real e a indicação “Você está aqui”, mostrando a localização geográfica do lugar.

Saiba mais em: – Sinalização Estrada Real

O site do Instituto Estrada Real preparou para os viajantes diversos roteiros regionais que podem proporcionar momentos inesquecíveis.

Caminhos da Estrada Real no Brasil
Imagens Site Oficial Instituto Estrada Real ©

* Roteiro Parque das Águas Estrada Real: Balneários terapêuticos, spas e estâncias hidrominerais são opções relaxantes oferecidas aos visitantes da Estrada Real.

* Roteiro das Cerâmicas: Mais de 20 ateliês espalhados pela cidade encanta a todos com peças inspiradas em variadas influências, desde a indígena-ibérica das paneleiras à oriental, introduzida em 1975.

* Museus da Estrada Real: Cidades envolvidas no passeio Caeté, Petrópolis, Ouro Preto, Tiradentes, Brumadinho, Mariana.

Saiba mais em: – Roteiros

Tempo Necessário para percorrer os caminhos da Estrada Real:

Tomando como padrão uma pessoa com preparo físico e que esteja habituada a pedalar, caminhar, dirigir ou cavalgar várias horas seguidas, pode-se fazer o caminho em:

Caminho dos Diamantes:
Bicicleta: 8 dias
Caminhando: 27 dias
Carro 4×4: 4 dias
Cavalo: 14 dias

Caminho Velho:
Bicicleta: 15 dias
Caminhando: 48 dias
Carro 4×4: 8 dias
Cavalo: 24 dias

Caminho Novo:
Bicicleta: 11 dias
Caminhando: 35 dias
Carro 4×4: 6 dias
Cavalo: 18 dias

Caminho do Sabarabuçu:
Bicicleta: 4 dias
Caminhando: 11 dias
Carro 4×4: 2 dias
Cavalo: 6 dias

O site oficial ESTRADA REAL fornece toda informação necessária à quem deseja fazer um dos caminhos, desde dicas úteis, sinalização, imagens, vídeos, sugestão de passeios e outras informações importantes.

Para conhecer clique em: – ESTRADA REAL

Revista Estrada Real
Revista Estrada Real

Os viajantes podem também contar com a  revista “Estrada Real em revista”, desenvolvida pelo Instituto Estrada Real e pela editora Saragana, lançada em edição única, que  traz boa parte das atrações dos mais de 1630 quilômetros de extensão da Estrada Real. São 102 páginas a falar sobre as belezas de Diamantina, Sabará, Ouro Preto, Mariana, Tiradentes, São João Del Rey, etc.