Bonito - Mato Grosso do Sul

Bonito, está situado na região da Serra da Bodoquena em Mato Grosso do Sul, e é um dos principais polos turísticos do estado de MS. A cidade de Bonito teve início por volta de 1869, quando então o Capitão Luiz da Costa Leite Falcão, adquiriu do Sr. Euzébio uma vasta área de terra fértil e muito bela.

Cachoeira em Bonito – Foto de David Morimoto – Wikipédia

A  localidade de Bonito, é palco de muita história, dentre elas a famosa Guerra do Paraguai, onde  soldados paraguaios – que vinham lutar em terras brasileiras – traziam ouro para garantir o sustento,  e afins.  Reza a lenda que eles enterravam o ouro pertinho das Figueiras;  na volta da guerra, desenterravam e seguiam suas vidas. Porém o que se sabe é que muitos soldados paraguaios morreram na guerra, e seus ouros lá permaneceram enterrado. A população então diz que há muitos espíritos a rondar  as árvores em busca do outro que lá deixaram.

Diz a lenda também que para descobrir este ouro enterrado tem de ter bom coração e não pode ter espírito de maldade. Muitas pessoas de bom coração tiveram visões e sonhos de onde estavam este ouro enterrado, mas não se anime, como o próprio nome diz é Lenda!!!!!!!!!!!!!

Bonito está a 315 mts ao nível do mar, o clima é tropical e a temperatura gira em torno dos 32ºC. Em Bonito o que não faltam são cavernas e grutas formadas nas pedras cálcarias, são locais úmidos e que em seu interior possuem lagos deslumbrantes. Para conhece-las é necessário contratar um guia autorizado  local. Não se arrisque sozinho, pois poderá entrar e não encontrar a saída.

Os rios da região de Bonito possuem uma característica única, suas águas são cristalinas, transparentes, e lindas; atribue-se a isso a pouca ocupação humana na região e a uma alta concentração de calcário que purifica as águas. Estando em Bonito não deixe de conhecer os rios  Formoso, Prata, Mimoso, Peixe e Miranda. Prepare-se para se deparar com belas cachoeiras, limpas e com água fresca; tenha cuidado já que as mesmas são caudalosas, ou seja tem enorme quantidade de queda d’água.

As agências de turismo locais organizam diversos tipos de passeios turísticos, o visitante poderá realizar mergulhos, poderá participar de passeios a pé e a cavalo, poderá conhcer a vida das fazendas locais, praticar esportes da natureza como rapel, snorkeling, etc.

Em Bonito tudo é preservado, com boa infra-etrutura e acessível a vários perfis de viajantes. Hotéis de qualidade por lá não faltam,  os mais famosos são a pousada Chamamé e o Hotel Marruá com quartos temáticos ao estilo das fazendas coloniais.  Belezas naturais, ar puro, águas límpidas, descanso, tranquilidade e excelente gastronomia;  estando lá não deixe de visitar o restaurante ‘Cantinho do peixe e o ‘Castellabate; considerados os melhores de Bonito.

Pontos turísticos imperdíveis em Bonito:

* Cachoeira do Rio do peixe
* Cachoeira Mimosa
* Cachoeira Pq das Cachoeiras
* Gruta de são Miguel
* Áquario natural
* Bonito Aventura
* Flutuação no Rio Sucuri
* Gruta do Lago Azul

Fonte: Guia Viaje Aqui