A Biblioteca Nacional de Portugal fica em Lisboa, e é o maior patrimônio bibliográfico e documental de todo o Portugal, e um dos maiores de todo o mundo. Ela foi criada em 29 de Fevereiro de 1796, com o nome de Real Biblioteca Pública da Corte. O objetivo do local era fazer com que o público em geral tivesse acesso ao seu acervo e não somente os nobres e sábios como era naquela época.

Ou seja, era uma contrariedade à tendência da época já que na Europa somente os sábios e eruditos tinham acesso ao conhecimento e aos livros. A coleção da Biblioteca ultrapassa os três milhões de peças e nos dias atuais a biblioteca serve como grande referência para informar a sociedade contemporânea.

Nos cerca de 200 anos da Biblioteca, a função dela sempre foi reunir, conservar e difundir todo o patrimônio documental português. O valor do seu acervo é inestimável, tanto culturalmente falando quanto em bibliograficamente. Tudo está sendo feito para que esse acervo esteja à disposição das gerações futuras.

E para conservar todo esse patrimônio para ser disponibilizado não só para os portugueses, mas para o mundo todo, já que a Biblioteca Nacional de Portugal faz várias parcerias pela Europa está sendo feita a microfilmagem de todo o seu acervo, principalmente dos jornais portugueses e outros datados do século XIX e XX; evitando assim que eles se deteriorem e se percam por causa da ação do tempo.

Outro dado histórico e que talvez muitas pessoas não saibam é que quando Dom João VI fugiu para o Brasil com a corte portuguesa, levou com ele cerca de 60.000 livros e dando início assim a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro no Brasil. Infelizmente ficaram abandonados no Porto de Lisboa milhares de volumes, os quais não fora trazidos por Dom João VI possivelmente por não ter tido tempo suficiente para os embarcar.

E para quem quer conhecer esse incrível acervo que conta a história de Portugal e do mundo, a Biblioteca Nacional promove visitas de estudos a todos os serviços disponíveis.

A visão geral do local é o “Circuito do Leitor” e tem como objetivo mostrar todo o acervo dos livros, desde a recepção até o local escolhido para abrigar as obras, incluindo a sala de Leitura Geral onde você fica sabendo sobre o método de pesquisa e as regras para utilizar o acervo.

A entrada na Biblioteca Nacional de Portugal é livre, mas precisa ser marcada com antecedência. O passeio por toda o local dura quase duas horas e tem um limite de 10 pessoas por visita.

Biblioteca Nacional de Portugal
Campo Grande, 83
1749-081 Lisboa
Portugal
Tel. 21 798 20 00
Fax 21 798 21 40

Site Oficial: Biblioteca Nacional de Portugal