Belize (antigamente Honduras Britânicas) é um pequeno país da América Central, tendo como vizinho ao norte o México. Em Belize você vai encontrar águas incrivelmente claras, uma fauna sem igual; tudo isso misturada a mais bela e preservada história da civilização Maia. Mas calma que esses são apenas algum dos atrativos que este reduto Maia pode lhe oferecer.

Além de visitar as ruínas da civilização Maia, você ainda pode se deliciar explorando cavernas ou divertindo-se no mar fazendo mergulho com snorkel; ou até mesmo simplesmente descansar em praias quase desertas ou fazer um mergulho esplêndido junto a segunda maior barreira de corais do mundo. Difícil vai ser você escolher o que fazer primeiro.

Metade do território de Belize é ocupada por uma floresta tropical que forma uma reserva natural, como a Reserva Natural de Cockscomb Basin que é a única no mundo dedicada à preservação do jaguar. Com um pouco de disposição você pode seguir uma trilha que mostra o modo de vida desse belo animal.

Aqui também é um ótimo país para quem gosta ou quer aprender a mergulhar. Os principais pontos de mergulho são as ilhas Turneffe, o Lighthouse Reef, o Atol de Glover e Ambergris Caye. A melhor época para você se deliciar com as maravilhas do mar de Belize são os meses de abril e junho.

Já para quem quer respirar história, as ruínas Maia são a melhor pedida. Todo o território do país é ladeado por pontos e sítios arqueológicos. Apesar de estarem escondidas na mata, podem ser facilmente visitadas por você mesmo ou acompanhado de um guia especializado. A visita obrigatória fica por conta das ruínas de Lamanai, escondida por uma magnífica floresta; de lá, seguindo por uma trilha você vai descobrindo as pirâmides e templos. Um local realmente de tirar o fôlego.

As ruínas de mais fácil acesso são as de Cahal Pech, que ficam dentro da cidade de San Ignácio. Essas ruínas foram totalmente restauradas e já receberam até a visita da rainha Elizabeth.

Não há pessoa que não se encante pelas maravilhas de Belize, tanto pela sua sensacional natureza quanto pela história viva que se pode observar em qualquer canto, e em qualquer cidade. Um reduto realmente inspirador e incrível de ser visitado.

Foto: Wikipedia