É impossivel falar de Portugal sem citar um dos lugares mais exóticos da Europa: Algarve. O Algarve, ainda conserva a arquitetura e alguns costumes típicos da invasão dos Mouros, a localidade é considerada a região ideal para quem gosta de belas praias e de praticar esportes náuticos. O Algarve possui uma crescente oferta em termos de campos de golfe, pelo que se tem tornado num dos principais destinos a nível mundial no que diz respeito à prática desta desporto.  Por ter águas mais quentes que as demais regiões de Portugal e um clima temperado mediterrânico, caracterizado por Verões quentes e secos, o Algarve é o local preferido pelos turistas dos países do norte. Julho e Agosto são os dois meses mais quentes e secos do ano.

O turista ainda tem nas imediações a possibilidade de desfrutar de localidades bélissimas como Albufeira, Lagoa, Lagos, Loulé, Olhão, Portimão, Quarteira, Silves, Tavira e Vila Real de Santo António.

A maioria dos turistas são oriundos do Reino Unido, Espanha, Alemanha, Holanda e Irlanda,  mas também se regista na região uma forte presença de franceses e escandinavos.

A região toda de Algarve proporciona uma beleza que te enche os olhos, tanto pelas cores claras, como pelas figueiras, pomares e flores de amendoeiras.  Já a costa sul da cidade possui uma extensa linha de praias de areias fofas e ondas quebrando nos rochedos irregulares, além é claro das fantásticas grutas que se formaram por lá.

Praia da Marinha -  Lagoa.
Praia da Marinha, situada no concelho de Lagoa – Foto de Ricard12 – Wikipédia

As dicas para desfrutar da região são básicas e começam por sugerir pelo menos uma semana de férias para poder conhecer com calma tudo que o Algarve oferece. Destaque para Vilamoura, um dos mais conhecidos complexos turísticos da Europa junto à praia da Falésia (concelho de Loulé), Albufeira, onde a vida noturna é intensa e com inúmeras opções de locais para desfrutar de bom copo e boa música. Depois siga para Alcoutim, o local mais calmo de Algarve, o destaque daqui é a visão dos pomares de laranjas e a pacata vida rural.

A gastronomia do Algarve é famosa em todo o país, por isso não deixe de experimentar  pratos deliciosos como Carapaus alimados, Cataplana, Perna de carneiro no tacho, Carne de porco com amêijoas, etc. As sobremesas também são imperdíveis e fica a sugestão para experimentar o famoso doce Dom Rodrigo feito a partir de ovos, açúcar e  amêndoas.

Depois vá ver as areias quentes de Aljezur, uma vila pacata dominada por um castelo mouro do século X. A Reserva Natural do Sapal com sua grande variedade de plantas e aves como o flamingo, também atrai a curiosidade dos visitantes.

Faro, possui  uma enorme quantidade de monumentos como a Catedral de origem romana, Convento da Nossa Senhora da Assunção renascentista e os museus: Museu Infante Dom Henrique, Museu Etnográfico, Museu Ramalho Ortigão e Antoniano; não se esqueça de visitar  a igreja de São Pedro da Misericórdia e a Igreja de Nossa Senhora do Carmo; se puder, visite também as ruínas romanas de Milreu.

Veja abaixo um lindo vídeo disponivel no Youtube:

Em Monchique o destaque é para a Igreja Mãe, a Igreja da Misericórdia e a Ermida do Senhor do Pé da Cruz; não se esqueça também de quando visitar o local perguntar pelas famosas termas de Monchique.

Isso é só um pouco do que o visitante encontra em Algarve. Um dos locais mais fascinantes de Portugal e que certamente vai te encantar pelas belas praias, seu povo pacato e suas ruas estreitas e cheias de histórias. Um passeio imperdível.

Para mais informações turisticas: Visit Algarve