E porque o Egito é um dos destinos turísticos mais cobiçados no mundo inteiro, hoje voltamos a falar deste país enigmático, mistérios, história e beleza, todos requisitos conjugados num só local. O Egito tem suas maravilhas, tanto que quando foram eleitas as sete maravilhas do mundo deixaram de lado as pirâmides do Egito; nada mais justo, afinal seria uma covardia elas competirem.

As maravilhas do Egito, além da sensacional paisagem e do reduto histórico são certamente as pirâmides, os templos e o famoso e grandioso Rio Nilo.

O primeiro ponto a ser visitado é a Pirâmide Escalonada de Sakara. Ela fica no Cairo e é um dos monumentos mais antigos do Egito. É uma construção grandiosa e imponente que traz grande sensação de paz para quem a visita. Lá você encontra a estátua de Ramsés II em Mênfis; ela mede 10 metros de altura.

Os templos de Karnak e Luxor são muito mais do que simples templos, são um conjunto completo de santuários, colunas, obeliscos e pilares que são totalmente dedicados aos deuses tebanos e aos faraós. Já deu para reparar na grandiosidade e imponência da construção. Mas preste atenção que você deve contemplar este local de dia e de noite já que são visões diferentes.

Lá você ainda encontra a avenida das esfinges ligando Karnak a Luxor e o Museu de Arte Antiga Egípcia, muito moderna e bem equipada. Não perca a oportunidade de passear de charrete ou a pé pela beira do rio Nilo.

Outros locais a serem visto são Vale dos Reis, Vale das Rainhas e os Colossos de Memnon. No Vale dos Reis estão as tumbas mais importantes de todo o Egito, como as de Ramsés IV, Ramsés I e Ramsés IX, todas belamente pintadas e decoradas. No Vale das Rainhas o destaque fica para a tumba da rainha Hatchepsout. Já os Colossos de Memnon são duas estátuas gigantescas de Amenófis III.

O cruzeiro pelo Nilo é a melhor maneira de conhecer três dos mais conservados templos do país, o Dendera dedicado a deusa do amor; Edfu o segundo maior templo do Egito e Kom Ombo que fica em uma acrópole bem na beira do Nilo.

O Templo de Ísis fica na Ilha de Philae, em Aswan foi transportada intacta de uma ilha para a outra antes da construção da barragem. Já os Templos de Abu Simbel são dedicados a Ramsés II e sua amada Nefertari, aqui há quatro estátuas de Ramsés II que guardam a entrada do templo.

E por fim, a Península do Sinai, um local ideal para mergulho e para visitar o Mosteiro de Santa Catarina que fica os pés do famoso Monte Sinai. O interior do mosteiro guarda preciosidades como a Igreja da Transfiguração, a Capela da Salsa Ardente, o Poço de Moisés e o Museu do Monastério. Você tem exatamente 2 horas para visitar esse local, já que os monges abrem o mosteiro somente das 10 horas da manhã até o meio dia apenas.

Foto: Wikipédia