As Ilhas Malvinas  também chamadas Ilhas Falkland, ou simplesmente Falklands, são um arquipélago localizado no sul do oceano Atlântico, na plataforma continental da Patagônia. Ilhas Malvinas ou Ilhas Falkland? Por mais que isso gere controvérsia entre simpatizantes ou não simpatizantes em relação ao nome do arquipélago e demais questões políticas,  esse não é o enfoque do nosso post. Nosso objetivo é apenas falar um pouco sobre essa localidade considerada uma das mais belas regiões do planeta Terra.

As belas Ilhas Malvinas

As Ilhas Malvinas  estão situadas na costa da Argentina, o arquipélago  é o destino ideal para quem busca mistérios,  é um local em que você quase que pode observar a vida selvagem no seu habitat natural. É por isso e muito mais que as Ilhas Malvinas são o destino de muitos turistas. Os turistas geralmente chegam até as Ilhas Malvinas através dos cruzeiros que atracam no Porto Stanley, que fica na capital das Ilhas Malvinas.






O arquipélago, conta com uma área de 12 200 quilômetros quadrados, é composto pela Malvina Ocidental, Malvina Oriental e outras 776 ilhas menores. Como um território britânico ultramarino, as ilhas têm governo próprio e o Reino Unido assume a responsabilidade pela defesa e relações internacionais do território. A capital é a cidade de Stanley, na Malvina Oriental. As Ilhas Malvinas são uma sociedade homogênea, visto que a maioria dos habitantes descendem de imigrantes escoceses e galeses que se instalaram no território em 1833. A língua predominante e oficial das Malvinas é o inglês, sendo que o dialeto local é o inglês britânico; no entanto, os habitantes também falam espanhol e outros idiomas.

As Ilhas Malvinas,  é a também a região ideal para quem busca observar a vida marinha, principalmente os animais aquáticos como os leões-marinhos e golfinhos; não se esqueça de também olhar para o céu, já que os pássaros são um show a parte nas Ilhas Malvinas. Mas o destaque mesmo nas Ilhas Malvinas no quesito observação da vida animal são os pingüins; o melhor local para observá-los no oceano Atlântico.  Os principais pontos turísticos são as ilhas de corais, as praias, locais para mergulhos e diversos locais de observação da fauna local.

O clima das ilhas é oceânico, frio, com muito vento e úmido. A variabilidade do tempo diária é típica em todo o arquipélago. A chuva é comum por mais de metade do ano, com média de 610 milímetros em Stanley e queda esporádica de neve ocorre quase todo o ano.

O passeio do turista começa justamente pela capital das Ilhas Malvinas, Port Stanley uma cidade que ainda conserva seus ares e jeitos de cidade inglesa; sempre bem cuidada, limpa e que tem como atração a sua catedral e o edifício do governo. Outro ponto curioso da cidade são os telhados das casas, cada um de uma cor diferente.

Para quem quiser ver os pingüins mais de perto, já que as Ilhas Malvinas são quase que uma extensão da Patagônia, é preciso ir até Gypsy Cove; uma área de preservação dos pingüins. Todo o percurso lá é feito a pé, justamente para você observar a fauna do local. Os pingüins de lá estão acostumados as visitas dos homens, então eles não vão se assustar com a sua presença.

As maiores atrações mesmo das Ilhas Malvinas são a natureza e o estilo de vida inglês das cidades. Há para se visitar todos os prédios públicos do local, como a casa governamental e até mesmo os correios é altamente pitoresco.

E para terminar a visita, nada melhor do que conhecer o museu do local que fica na Holdfast Road. Esse museu conta todas as histórias das Ilhas Malvinas e você ficará conhecendo todo o passado do local, desde a colonização até a guerra entre a Inglaterra e a Argentina pelo domínio das Ilhas Malvinas.

E não se esqueça de tirar uma bela foto do alto das Ilhas Malvinas. Para isso você terá que ir até o morro Kent; só lá você poderá ter uma exuberante vista das Ilhas Malvinas e se deliciar com o esplendido por do sol local. Para chegar até as Ilhas, é recomendável que você contrate uma agência de viagem que organize tudo para você.

*** Fotos retiradas da página oficial do Facebook.

Página Oficial: – Facebook Falkland Islands