Em se tratando de companhias aéreas e no que diz respeito a classe económica, que acredito ser a opção de uma boa parcela de viajantes em todo o mundo, não se pode elogiar muito. Digo isso pela minha experiência, não consigo apontar uma companhia aérea que tenha superado as expectativas ou que eu possa dizer, esta é melhor que aquela. Talvez os nossos leitores “viajados” possam opinar e destacar alguma.

Deixando de lado minha opinião sobre a TAP, que eu acho caríssima, e com uma qualidade de serviços a bordo que na minha opinião deixa muito a desejar, e deixando de lado minha opinião sobre as demais companhias aéreas, vamos saber abaixo quais as 10 melhores companhias aéreas do mundo.

Segundo o Skytrax World Airline Awards 2013(site onde você poderá ver os vencedores em várias categorias) , o ‘Oscar’ da aviação, que avaliou 200 empresas aéreas do mundo todo, em quesitos como serviço de bordo, check-in, conforto e comida, a Emirates foi eleita a melhor empresa aérea do mundo.

Imagem do site World Airline Awards ©
Imagem do site World Airline Awards ©

A Qatar Airways, ficou com a segunda colocação em 2013. O terceiro lugar foi para a Cingapore Airlines. O quarto lugar ficou para a ALL NIPPON AIRWAYS (ANA). A Asiana companhia aérea da Coreia do Sul classificou-se em quinto lugar. A Cathay Pacific com sede em Hong Kong, ganhou a sexta colocação no ranking. O sétimo posto foi dado à Etihad Airways, uma companhia dos Emirados Árabes Unidos. O oitavo lugar foi para a Garuda Indonesia, o nono para a Turkish Airlines e o décimo lugar foi para a companhia aérea australiana Qantas Airways.

Como podem ver, não se encontram na lista aquelas que tinhamos em mente. Televisores de até 32 polegadas, kits com produtos de grifes famosas e louça de porcelana, são alguns dos diferenciais das melhores companhias aéreas do mundo; sendo que alguns itens encontram-se TAMBÉM disponíveis na classe econômica.

Alguns diferenciais:

* Cobertores da grife Givenchy fazem parte das mordomias oferecidas pela Singapore até na classe econômica.

* A Qatar também oferece muitos mimos, inclusive kits de higiene pessoal com produtos da grife Prada.

* As refeições servidas nos voos da japonesa All Nippon Airways (ANA) são criadas por cinco chefs de cozinha, sendo quatro franceses.

Preços? Que importa pagar caro e ser bem atendido? Se o passageiro tem condições de pagar caro, excelente. Pior é pagar por um bilhete aéreo uma fortuna (em classe econômica)  como tem acontecido com o preço das passagens da TAP para o Brasil, e ao final da viagem ficar extremamente descontente com tudo.

Veja também: As 15 piores companhias aéreas do mundo

Fonte: Economia UOL