Certamente a Alemanha é um dos países mais rico de cultura e história. São vários roteiros a serem feitos que certamente vão agradar qualquer um. Mas duas cidades alemãs chamam a atenção por sua beleza e história, sem falar nas possibilidades infinitas de turismo. Berlim e Frankfurt irão deixar qualquer turista de queixo caído.

Em Berlim você não deve ficar menos do que cinco dias; isso explica já a quantidade de coisas que você pode fazer e ver. Então reserve um bom tempo das suas férias para visitar essa cidade que é a história viva da Segunda Guerra Mundial. Visitar este local significa voltar no tempo e respirar o ar da cidade durante aquela época difícil. Lá você vê de perto o famoso Museu Charlie, Portão de Nuremberg, Muro de Berlim e o Muro do Terror. Parada obrigatória para qualquer turista.

Para quem busca ótimas opções de compra, Berlim é o local certo. Há uma grande quantidade de peças modernas e antigas de todos os tipos e gostos.

São livros, arte, antiguidades, enfeites e acessórios, artesanatos, curiosidades e iguarias do mundo todo para você em um único local. E ainda você tem os melhores preços do que em qualquer outro local da Europa, principalmente no Boulevard Kurfürstendamm; procure também pelos Potsdamer Platz e Shopping Arcade que tem mais de 100 lojas para compra e gastronomia além de um ótimo entretenimento.

Se você procura opções de divertimento a noite, tem que conhecer o bairro de Prenzlauer Berg; lá estão os bares mais agitados e badalados de toda a Alemanha. Só não espere conseguir espaço em uma mesa, já que elas são disputadíssimas. A dica é comprar a cerveja e circular pelas ruas.

Fora tudo isso, você ainda não pode deixar de visitar o Pergamon Museum; Schloss Charlottenburg que é um palácio que servia de residência para a família real da Prússia; Ägyptisches Museum, que é um museu egípcio com o mais completo acervo; Reichstag é a casa do parlamento alemão e a visita ao local inclui ainda a subida até a cúpula onde você terá a mais bela vista de Berlim.

Você ainda pode visitar Schloss Charlottenburg que era o palácio de verão da família real da Prússia e Jüdisches Museum Berlin, o museu que apresenta a história e a cultura dos judeus alemães. Está vendo porque apenas 5 dias é muito pouco para conhecer realmente Berlim?

Como dito, outra cidade bela da Alemanha é Frankfurt, o centro financeiro e a menor metrópole do mundo. A cidade fica a beira do rio e abriga museus famosos e assim como Berlim também é o paraíso das compras. The Golden Mile é a rua mais popular e chique da cidade; são dezenas de lojas de roupas, moveis e sapatos.

A Skyline é o principal símbolo desta metrópole. Está logo na entrada da cidade. No centro destacam-se a Câmara Municipal Römer, a catedral, a igreja “Paulskirche” e a casa de Goethe. Os museus estão à margem do rio Meno. Já Städel Gallery é uma das mais importantes galerias do mundo, lá você verá arte da cidade, com pinturas de todas as escolas da Europa.