Abadia de Fontenay - França

Conventos, abadias, mosteiros, castelos, cavaleiros templários, inquisição e todos estes temas ligados a religião me fascinam, por isso hoje este é mais um post sobre um dos lugares mais míticos da França, a  Abadia de Fontenay; o mais antigo mosteiro cisterciense Francês. Considerada monumento Património Mundial pela UNESCO, a Abadia de Fontenay, situada na Comuna francesa de Marmagne,perto da cidade de Dijon, passou pelo controle de diversas ordens religiosas; inicialmente era ocupada pelos monges beneditinos no período românico, para posteriormente ser gerida pelos monges cistercienses, que se separaram dos beneditinos no ano de 1098.

© Por @lain G

Lá se vão mais de 1.000 anos e o local continua a impressionar os turistas pela sua imensidão e pela sua beleza arquitetónica. A planta da Abadia de Fontenay, mostra uma arquitetura final de Fontenay, com linhas simples, sem grande ornamentação; porém com uma incrível organização e equilibrio entre as divisões;  adequadas e relacionadas com as diversas funções exercidas pelos monges dentro da abadia. Havia enfermaria, canil, horta específica para a plantação de ervas medicinais, refeitório, igreja, claustros, cozinha, e outras dependências.

© Por @lain G

Entre os séculos XII e XV, os monges que lá viviam eram auto-suficientes dado que dedicavam-se a agricultura, forjar ferro, criação de animais, produziam o pão e o leite para consumo próprio;  impensável se consideramos que foi há mais 600 anos. Durante a Revolução Francesa, a abadia foi abandonada, atalhando a história, no século XIX, o local serviu como instalações de uma fábrica de papel; pertencente a família de Elie Montgolfier. Atualmente pertence à família Aynard, que transformou o local em prol da visitação turística.

Para quem aprecia o turismo religioso aliado a muita história, a  Abadia de Fontenay é um lugar que certamente vai encantar o visitante, não so pelo que descrevi acima, mas também pela energia do local. Várias pessoas que lá estiveram narram que encontraram no local uma paz indescrítivel, nunca antes sentida. Então se é assim, só por isso já vale a visita.

Para saber mais sobre preços, horários e mais informações, visite o site oficial: – Abadia de Fontenay