A maior viagem de comboio do mundo

Você gosta de viajar e ter oportunidade de parar em vários locais? Gosta de comboio? Então essa é a viagem ideal para você. O que acha da idéia de começar a sua viagem em Portugal e seguir até Hanoi no Vietname de comboio? A viagem inicia-se no Porto, na Estação da Campanhã e daí em diante serão 17.000 kilómetros de pura emoção e aventura. Portugal e Vietname estão ligados por 17.000 kms de ferrovia. É a maior viagem de comboio do mundo.

Se você preferir poderá sair directamente de estação Coimbra B, onde poderá “embarcar” no Sud-Express com destino a Paris. De Coimbra a fronteira franco-espanhola Hendaye (França), são 11 horas de distância.  Próxima paragem, prepare-se para seguir até a capital francesa, a bela Paris; de Hendaye à Paris conte com mais seis horas e meia de viagem.  Já em Paris, apanhe o metro na Gare Montparnasse em direção à estação Paris Nord. De Paris Nord, em pouco menos de três horas e meia estará na cidade de Colónia(Alemanha).

A maior viagem de comboio do mundo

Próxima paragem? Siga de Colónia(Alemanha) para Varsóvia(Polónia) numa viagem de mais ou menos 10 horas de duração, a seguir a sugestão é seguir até Minsk (Bielorrússia) numa viagem com duração de 18 horas até Moscovo.

Até aqui foram muitos emoções, mas a maior ainda está por vir, e vai ser a sua próxima etapa no trajeto Moscovo (Rússia) – Pequim (China), a bordo do comboio Transiberiano um dos mais famosos do mundo. Serão cerca de 136 horas de vaigem, 6 dias de espera para chegar a mítica Pequim.

Após tantas aventura e paisagens bélisismas, sua próxima etapa será Pequim (China) – Hanói (Vietname), conte com mais 55 horas de viagem. E por fim….. Hanói (Vietname) – Ho Chi Minh (Vietname) contando com mais 33 horas de viagem.

Foram quanta horas de viagem? Aproximadamente 276 horas, quase 13 dias de viagem, onde o custo dos bilhetes pode rondar entre os 1.400 aos 1.700 euros. Serão atravessados doze países: Portugal, Espanha, França, Alemanha, Bélgica, Alemanha, Polónia, Bielorrússia, Rússia, Mongólia, China e Vietname.

Bom lembrar que haverá espera nas diversas cidades para o próximo comboio, alguns locais o viajante terá que esperar mais de 18 horas como é o caso de quem estiver em Moscovo e for apanhar o Transiberiano, portanto paciência, dinheiro, cartões de crédito e documentos pessoais em ordem, são detalhes essenciais para que tudo corra bem e não haja nenhum problema.

Segundo algumas pesquisas que realizei, parece que o “criador” deste roteiro fascinante foi o blogger apaixonado por geografia, Kyle Kusch, do The Basement Geographer. Segundo Kyle, se quisermos fazer uma viagem com um mínimo de interrupções, o percurso mais longo seria de Londres (Inglaterra) a Pequim (China). Mas se o objectivo foi planear a viagem de comboio mais comprida do mundo, então esta seria do Porto a Ho Chi Minh.

Fonte: Greensavers