Sagres - Portugal

A região de Algarve guarda um dos mais ricos e belos monumentos de Portugal, a Fortaleza de Sagres, também conhecida como Castelo de Sagres ou Forte de Sagres; ele fica em um local denominado de Ponta de Sagres, a sudoeste de Algarve.  A Fortaleza de Sagres ainda proporciona ao visitante uma falésia que é constantemente atingida pelo vento e ainda dá uma excelente visão de toda a costa de Sagres, do Cabo de São Vicente e é claro do vasto e imenso Oceano Atlântico. A Fortaleza de Sagres ainda fica perto do Parque Natural do Sudoeste Alentejano, onde você pode ver as belezas naturais depois de contemplar a arquitetura e Costa Vicentina que conserva as mais belas espécies de toda Portugal.

O local é conhecido desde a idade antiga e já foi palco até de culto a  Deuses Gregos e Romanos. Foi Dom Henrique que mandou erguer a Fortaleza de Sagres. Na verdade ela foi construída para sanar a necessidade de apoio aos navegantes que iam até aquela região e ficavam abrigados nas praias de Sagres até que pudessem seguir viagem.

Sagres - Portugal
Sagres - Portugal

O traçado original da Fortaleza de Sagres foi modificado durante os anos para se modernizar e assim atender melhor aos navegantes. Cada rei que passou por Portugal deixou a sua marca no Fortaleza de Sagres. Tantas modificações fizeram com que a Fortaleza de Sagres só fosse realmente concluída em 1794. Assim ela passou a ser o centro que coordenava toda a linha defensiva da região e do país, já que se estendia quase que por todo o litoral.

Além de toda a paisagem maravilhosa e da preservação da natureza, quem visita Fortaleza de Sagres, além de poder ver ao vivo um pedaço da história portuguesa pode ver vestígios da Vila do Infante e das antigas muralhas que protegiam as cidades perto da Fortaleza de Sagres; as muralhas também serviam como corta-vento. Não deixe de fazer um passeio a pé pelas antigas habitações e ver os quartéis e a antiga Paróquia de Nossa Senhora da Graça, com seu conjunto de lápides.

Nos anos 90 ainda foi criado um centro de Exposições Temporárias e o Centro Multimídia; ambos foram feitos utilizando antigos edifícios da Fortaleza de Sagres. Além disso, o visitante tem a sua disposição lojas que oferecem e divulgam os produtos culturais e uma charmosa cafeteria. Tudo isso foi criado para que Fortaleza de Sagres fique preservada e para que todos os visitantes e turistas de toda a parte do mundo possam contemplar essa beleza arquitectónica, histórica e natural.

Como você pode ver para conhecer todos os pontos turísticos de Portugal era necessário pelo menos um mês de estadia neste país maravilhoso! 🙂

Para saber mais sobre Sagres, informações turísticas e fotos visite: Guia da Cidade Portugal